
Gazeta do Norte
Projeto “Samuzinho na Escola” orienta crianças sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros em Barra de São Francisco
A Escola Municipal Ozeias Rezende, em Barra de São Francisco, recebeu na tarde de quarta-feira (30) a equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Nova Venécia, para a realização da palestra educativa do projeto Samuzinho na Escola. Voltada para alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, a ação contou com a participação de estudantes de outras quatro escolas municipais: Vicente Amaro da Silva (Campo Novo), Luciene Matos Ferreira (Vila Luciene), José Francisco da Fonseca (Vila Landinha) e Sebastião Albano (Vila Vicente).
O projeto, promovido por meio de parceria entre municípios e o Consórcio CIM Norte, percorre escolas do Norte e Noroeste do Espírito Santo com o objetivo de ensinar crianças a prevenir acidentes e agir corretamente em situações de emergência. Em Barra de São Francisco, a iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed).
Durante a palestra, os profissionais do SAMU abordaram temas como prevenção de queimaduras, uso do cinto de segurança, riscos de engasgo com objetos pequenos, perigos de automedicação e cuidados ao nadar em locais profundos. Também foram ensinadas técnicas básicas de primeiros socorros, como desengasgo, e as crianças foram orientadas a não fazer trotes ao SAMU. Ao final, os alunos puderam conhecer o interior de uma ambulância.
Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, representando o prefeito Enivaldo dos Anjos, a secretária de Educação, Adelza de Almeida Lima, a assessora especial de Governo, Delma do Carmo Ker e Aguiar, o diretor da escola anfitriã, Amilson Boechart, além de professores e equipe do SAMU.
Elcimar destacou o papel educativo do projeto: “A criança é multiplicadora de conhecimento. O que aprende na escola, leva para casa”. Já o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Janderson de Souza Dias, explicou que o projeto terá continuidade com capacitações para professores e funcionários. “Eles também precisam estar preparados para agir em emergências e salvar vidas”, afirmou. Outras escolas do município também receberão o projeto nos próximos meses. O diretor Amilson Boechart agradeceu a escolha da escola como sede da primeira palestra no município.